terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Escargot é perigo na Roda de Fogo nos Torrões, zona Oeste do Recife-PE.


Foto de: 16 de fevereiro de 2010. Caramujo é transmissor de doenças, que pode levar o individuo a morte. Ás principais vítimas são ás crianças, que toca nesses animais cataminados e termina infectando a criança que inocentemente pega nessas espécies.

Observei a foto de agora hoje: 16 de fevereiro de 2010. Veja como esse caramujo esta evoluido na comunidade de Roda de Fogo nos Torrões, zona Oeste do Recife-PE. Que vem prejudicar a saúde de mais de 30 mil habitantes. E já proximo ao inverno.


Veja a diferencia da especie: Foto em: 07 de outubro de 2008, já no verão.


O caramujo gigante africano ou acatina é um molusco terrestre pertencente á espécie nativo das regiões leste e nordeste da África. Chegou ao Brasil, em 1988, para ser cultivado para escargot, mas por apresentar gosto diferente e não ter tanta chamada os utilizaram, jogando-os fora de qualquer jeito no lixo. Possui uma concha em forma de cone que pode ser marrom ou com faixas de color entre castanho até os arroxeados, podem chegar a medir 20 cm. Seu corpo é totalidade pode pesar até 500gr. Pode transmitir dois tipos de vermes prejudiciais á saúde. Angiostrongylus costaricensis: causador da doença Angiostrongiliase abdominal que causa dores abdominais, febre prolongada, falta de apetite e vômitos. Esta doença intestinal, hemorrágica abdominal e infecções que pode leva á morte.
Angiostrongylus cantonesis: Causador da doença Angiostrongiliase meningoencefálica, meningite que se apresenta com fortes e contundentes dores de cabeça e rigidez provoca cegueira, paralisia, distúrbios no sistema nevorso e inflamação das meningites que pode provocar a morte .

Os cuidados que deveremos tomam:

Como esse caramujo é bastante encontrado no país e bastante comum, deve-se manter longe dele, pois não deve ser tocado, principalmente por crianças, pois se lavarem o local para a boca essa pode contrair estes vermes transmissores das doenças.
Aqui na comunidade de Roda de Fogo nos Torrões, zona Leste do Recife existe vários dessas espécies, nos lotes familiares. Eu por exemplo, fotografei essa espécie no meu quintal. Conforme a foto anexa no Blog existe família que não são orientadas a prevenir contra o caramujo transmissor de doença. No período do inverno a espécie se mutilplica rapidamente na comunidade. A Prefeitura do Recife, já tem conhecimento da existência dessa espécie na comunidade, e não tomou nenhuma providência até hoje. Espero que o prefeito feito João Costa, a sua equipe no local efetado e tomar as medidas legais. Atenciosamente: Manoel José de Santana (Manoel Limoeiro) E-mail: manoeljs127773997@hotmail.com

Celulares: 81-87405965.

Recife – PE 16 de fevereiro de 2008, terça – feira

Nenhum comentário: